quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Que tipo de Cristãos somos ou queremos ser?

Estamos seguindo a quem mesmo? Que escolhas estamos fazendo? Por onde temos andado? Será que estamos sendo cristãos mesmo?
Irmãos, estamos vivendo um grande esvaziamento espiritual no mundo inteiro. O povo está caindo na indiferença religiosa. O relacionamento com Deus tem se tornado fraco, isso não pode acontecer. Principalmente por aqueles que já O conhecem ou tiveram uma profunda experiência com Ele.
Desculpe, mas vou precisar ser um pouco duro nesse nosso texto.
Nós não devemos e nem podemos nos desviar da nossa fé “nem para a direita e nem para a esquerda” (Deut 17,11) Sabemos que não é fácil assumir a nossa fé, e principalmente hoje, que o mundo está perdido que “ama” e adora tudo, menos o principal: Deus. O mundo estar cheio de soluções práticas para problemas difíceis, nos chamando a decidir sendo contrários a nossa fé.
A melhor coisa que nós fazemos é assumir Deus em nossa vida e viver com Ele e para Ele. Parar de ficar olhando para as provações, olhar para o Senhor que tudo sabe.
Se faça essa pergunta hoje. (Mas é pra se perguntar mesmo) Que tipo de Cristão estou sendo? Onde está meu coração? O meu foco? O meu olhar está em novelas? Na internet? Na pornografia? No horóscopo? Pode não parecer, mas o nosso tempo é muito curto aqui na terra, e não podemos afastar d’Ele. Temos que permanecer nele e ajudar a divulgá-lo (Mc 16,15).  O Senhor estar nos chamando para uma retomada! É isso mesmo, O Mesmo Jesus que chamou os discípulos há 2011 Anos é o mesmo Senhor que está “puxando” nossa orelha e pedindo que fiquemos mais atentos com a vida que temos vivido! Ao ler nos sites as várias notícias e catástrofes religiosas que estão acontecendo percebo que o Mundo tem caído num resfriamento espiritual e isso é um romper da nossa intimidade com Deus. E muitas vezes, nem mesmo existe mais um relacionamento com Ele.
Não podemos ser mornos na nossa fé! Perguntaram-me a uns 2 meses se é tão perigoso assim ser uma pessoa morna!? (Estava ansioso pra chegar nessa parte) Vamos ao ultimo Livro da Bíblia em Apocalipse que o Senhor adverte aos que são mornos: “Conheço a tua conduta. Não é frio, nem quente. Oxalá fosses frio ou quente! Mas, porque és morno, nem frio ou quente, estou para vomitar-te de minha boca” (Ap 3,15-16). Prestou atenção? Já pensou ser Vomito da Boca de Deus? Misericórdia não é? Existe coisa pior?
Amados, não podemos mais viver um cristianismo duvidoso, viver ora ON, ora OFF! Não podemos ficar escolhendo aquilo que mais nos faz bem, que mais nos satisfaz, que satisfaz a nossa carne, o nosso ego, pra depois cair no vicio e no comodismo de dizer: “Jesus é Misericordioso”, “Ele vai me perdoar...” Vale à pena lembrar que Jesus é BOM e não BOBO como disse o Pe. Fabrício no acampamento de Carnaval desse ano na Canção Nova. E olha, não estou dizendo que Jesus não é misericordioso e que Ele não vai te perdoar! Ao contrário, Afirmo que nosso Deus é Amor, é Misericórdia e é Verdade. Porém, se não nos atentarmos, acabamos perdendo a dimensão da Misericórdia do Senhor porque nos acostumamos ao vicio do pecado e da satisfação da carne! E a Misericórdia se torna uma muleta para pecarmos e para não mais lutarmos! É “normal” justificarmos nossos erros e pecados com frases do tipo: “O Senhor sabe que sou fraco!” “O Senhor sabe que sou pecador!” Tem aquele velho ditado também: “A carne é fraca” e eu pergunto: Por acaso pecado é Vitamina? Deus sonda o nosso coração, Ele conhece o mais íntimo do nosso ser...  A palavra diz em Gl 6,7: “… de Deus não se zomba…” e quando começamos fazer da misericórdia de Jesus uma muleta, estamos zombando d’Ele e daquilo que Ele nos deu! E cito também II Timóteo 2,5 que nos fala que: “Nenhum atleta será coroado, se não tiver lutado segundo as regras.” Essa frase fala por si só!!!
Ser morno também é apontado como TIBIEZA. O que é tibieza? Resumo-a dizendo que é a hesitação em responder ao amor de Deus. É uma alma tíbia aquela que é morna, fraca, preguiçosa, desanimada e sem fervor. É o hábito não combatido do pecado venial. A tibieza tem levado muitos à prostração espiritual, ao desânimo para com as coisas de Deus. Muitos têm caído no sedentarismo espiritual e se acostumado com a presença e ação de Deus na sua vida e no mundo. Nada para a pessoa tíbia é interessante ou novo, tudo vira rotina para ela. A tibieza é um dos fermentos do “encardido”, que quer arrastar todos para o inferno, a começar por aqueles que estão na vida com Deus. O tíbio, mesmo diante da Eucaristia, torna-se insensível. O seu coração se fecha à ação do Espírito e ao novo que Deus tem para sua vida. De modo que acaba por se tornar uma pessoa mal-encarada, mal-humorada, triste, insatisfeita, rancorosa, entristecendo-se com o progresso espiritual do outro, às vezes até involuntariamente. Perde, de fato, o sentido da vida, e por fim, tende a abandonar tudo, todo progresso espiritual com Deus.
Mas, se o tíbio não abandonar tudo, vai fazendo com que os outros, que estão na caminhada ou na comunidade com ele, vão esfriando na fé também, tornando-se tíbios como ele.
Genteeee... Vamos nos alertar, ter olhos fixos no Senhor!
Lendo textos, escritos, e vida de religiosos de décadas e até séculos atrás, vi que é gritante a diferença do seguir e servir a Jesus. A radicalidade, a adoração, o jejum, as penitências, a vida de oração, a entrega, o SIM, ou seja, a Fé em geral foi se perdendo de maneira aterrorizante. A vida com Deus, para muitos, ta se tornando um peso. O que está acontecendo? Cadê os cristãos de verdade? Precisamos voltar ao primeiro amor, ao fervor no Espírito Santo, no qual é curada toda raiz de tibieza que foi tomando conta da nossa vida espiritual, ou que pode ainda pode vim a acontecer. Se não batermos de frente, se não lutarmos nós vamos ficar amarrados aos vícios, pecados, falhas e falo isso a começar de mim. Não podemos nos acostumar, nem achar que já está boa a nossa vida de oração, nossa intimidade com o Senhor, nossa Sede.
Vamos sair desse fantástico mundo de CRISTÃOS FAZ-DE-CONTA.  Essa atitude não serve para nada. Olha, O Senhor quer que sejamos felizes, completos, sábios e para isso nos ensina o seu caminho (Caminho da Cruz). Ele bate em nossa porta (Apoc 3,20), Ele nos convida, porém respeita nosso livre-arbítrio. Na vida nós crescemos em tudo: No tamanho, nos conhecimentos, nos estudos: podemos fazer do ensino básico até faculdade, crescemos no trabalho, nos negócios. Sabemos sobre roupas, sobre moda, sobre futebol, sobre notícias, sobre crises econômicas, sobre política e até sobre novelas e famosos. Mas, não sabemos nada ou quase nada sobre nossa Igreja, sobre Jesus, sobre o sempre virgem e doce Maria, sobre nossa linda doutrina, sobre espiritualidade, sobre os Santos, a Bíblia, sobre o que é ser Católico Apostólico Romano de verdade. Do mesmo jeito que crescemos em tudo, temos que crescer na fé. Temos escutado bastante nos últimos tempos, que com meia dúzia de palavras, nós mudamos de religião pela falta de conhecimento e de amor. Santo Agostinho nos fala que “só amamos aquilo que conhecemos”, ou seja, temos que conhecer a nossa fé, a nossa Igreja que é o Corpo de Cristo (Ef. 4,15-16). Igreja Santa de homens pecadores. Já chega de ser “Vômito” na boca do Senhor né!?  Você acha que não vai conseguir? Que ta difícil? O Nosso Deus é o Deus do impossível (Lc. 1,37) e você Tudo pode naquele que te fortalece (Fl. 4,13)!!!
O segredo para sermos livres de todo mal é que tenhamos a necessidade de viver a conversão! E nessa luta a primeira decisão a ser tomada é dentro de nós, é a decisão de seguir a Cristo custe o que custar, doa o que doer! Porque se não for assim brincamos de ser de Deus! Viveremos somente do “oba, oba”, de orações de libertação, orações de cura, de falar de demônios, de falar de renuncias, e esquecemos que o essencial não é falar e sim VIVER.
Eiii.... Se você está afastado da Igreja, volte! É hoje que Jesus te chama para voltar aos Seus braços.  Ele é aquele que pode te dar a felicidade eterna, o amor verdadeiro, a paz e a eternidade. Então, sejamos Quentes na fé!

“Deus nunca disse que seria fácil. Ele simplesmente garantiu que valeria a pena”

Vamos Rezar???
Nesse dia o Senhor nos pede que olhemos para os apóstolos antes de Pentecostes: Eles eram tíbios, incapazes de vigiar, ficavam espantados diante de qualquer ameaça, eram falhos e inconstantes. Porém depois que o Espírito veio sobre eles como línguas de fogo, tornaram-se a imagem viva do zelo, do fervor, da autoridade, do renovar e da bravura, no louvar, no interceder, no viver a radicalidade do Evangelho e até mesmo se necessário for dar a vida por Cristo. E que a partir de hoje possamos ser novos, felizes e fervorosos pelo Espírito Santo e pela intercessão da Mãe Santíssima. Amém.

A Paz de Jesus e o Amor de Maria!!!       Cleven NeN

2 comentários:

  1. A paz de nosso Senhor Jesus Cristo e o amor de Maria!!
    Lindo texto! É mesmo tempo de decisão, como vai dizer o nosso Papa Bento XVI: “Jesus tem pressa...!” jovens, adultos, idosos, vamos nos decidir por Cristo que é a nossa única verdade, que é aquele que vai nos trazer a verdadeira felicidade. Não ao ON/OFF, não ao morno, e sim ao QUENTE E AO ON. Vamos nos decidir por Cristo!! Que possamos viver animados pelo desejo comum de ser peregrinos da verdade, peregrinos da paz. Bento XVI.


    Shalom!!

    ResponderExcluir
  2. Paulinha, muito obrigado pela visita e pelo comentário!!! Que possamos mesmo ir apressadamente assim como Maria ao encontro de Jesus!!!

    PAX

    ResponderExcluir