segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Provações... Ser Provado para ser Aprovado


Por: Cleven Nen

Será que existe mesmo provação? Pra que servem? Onde estão? Então, para responder e nos acrescentar particularmente e espiritualmente, vamos lá!!!

O Dicionário da Língua portuguesa nos traz:
Provação: Ato ou efeito de provar.

Temos que entender e não esquecer que a vida espiritual que nos cerca é real; seja a realidade que nos inspira para o bem, seja para a realidade que nos inspira para o mal.
Amigos gravem isso: Ela é REAL e tem ligação direta no nosso dia a dia. E é por isso que nós não podemos deixar que estas realidades passem despercebidas em nossas vidas, seja por falta de conhecimento (depois desse texto não será mais) ou até mesmo por esquecimento devido aos nossos dias tão corridos. Então, quero aqui prender sua atenção a essa realidade espiritual que vivemos e que é importantíssima: A famosa e bendita Provação.
Afirmo sem medo de errar que Essa vem de Deus, Ela nos prova na intenção de nos fazer alcançar uma fé madura e, diante dessa dimensão, vamos perceber que a provação busca fins que nos leva à perfeição. Isso mesmo a perfeição é possível.
Eiiii!!! Há uma felicidade maravilhosa nos esperando no futuro, apesar de que durante algum tempo da nossa caminhada aqui na terra, ela vai ser tão dura e fria. Estas provações apenas põem à prova a fé que temos e para verificar se ela é forte e pura. Se não for, vamos caminhar para fortificar e purificar. Nossa fé sempre vai ser experimentada, assim como o fogo prova o ouro e o purifica, assim a fé que temos, também será. E essa é muito mais preciosa para Deus do que o “simples ouro”.
Portanto, se essa fé permanecer firme depois de ter estado no caminho das provações ardentes, aí sim estaremos mais perto de sermos dignos do reino de Deus (1 Pe. 1. 6,7)
Porém, tem uma coisa que temos que está sempre alertas: Que é correr o risco de diante de uma provação, cair num sentimento de revolta contra Deus. E esse risco sempre existe viu?! Cuidado! Por que é Plano de Deus te fortalecer e NUNCA te afastar ou machucar. Se você está passando pela prova, não se deixe vendar por enganações, olhe pra frente... Pois tudo passa, menos o que vem do Senhor! (Mt 24,35)
O próprio Jesus nos ensinou no Horto das Oliveiras: “Meu Pai, se é possível, afaste de mim este cálice; contudo, não se faça como que quero, mas como tu queres” (Mt 16, 39). E ainda complemento que “uma pedra preciosa não pode ser polida sem fricção, nem o homem aperfeiçoado sem provação”.
Temos que buscar viver a Constancia, ou seremos perante o senhor como o homem irresoluto e inconstante. (Tg 1,8)
Nosso Amado e Concreto “porteiro” do Céu, São Pedro diz: “O Deus de toda graça, que vos chamou em Cristo à sua eterna glória, depois que tiverdes padecido um pouco, vos aperfeiçoará, vos tornará inabaláveis, vós fortificará” (1 Pe 5,10). Ou seja, ensina-nos que a provação nos “aperfeiçoará” e nos tornará “inabaláveis”, Nooosssaaa, que coisa maravilhosa não é mesmo???
Santa Teresa diz que ouviu Jesus dizer-lhe: “Fica sabendo que as pessoas mais queridas de meu Pai são as que são mais afligidas com os maiores sofrimentos”. E por isso afirmava que não trocaria os seus sofrimentos por todos os tesouros do mundo. Tinha a certeza de que Deus a santificava pelas provações. A grande santa da Igreja chegou a dizer que "quando alguém faz algum bem a Deus, o Senhor lhe paga com alguma cruz".
Não desanimemos... Pois todos os insultos, as injúrias, os desprezos, os desaforos, as doenças, as dores, as lágrimas, as tentações, as humilhações, as perseguições, as solidões e tudo mais que passamos ou vamos passar, nos são necessários, e nos dão a oportunidade de lutar e ajustar todas nossas misérias.
Se alguém ainda não está esclarecido, vou ir mais além agora! Tudo isso que PRECISAMOS passar, não quer dizer que o Senhor nos queria ver sofrer ou porque ele é o autor dos nossos males. Mas quer dizer que o AMOR do Senhor, pode e transforma até o nosso sofrimento, que é o salário do próprio pecado do homem, em maravilhas e degraus pra nossa ida ao seu encontro. Fazendo assim, até uso das nossas dores, angustias, lagrimas para o nosso bem. [“De todo mal, Deus tira um bem” Gn 50,20]
Quando São Francisco de Assis passava um dia sem nada sofrer por Deus, temia que o Senhor tivesse se esquecido dele.
Quando amamos e confiamos no Senhor sabemos e temos que confiar de verdade que tudo que nos acontece é para o nosso bem. ["Em todas as circunstâncias dai graças, pois esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus" (1 Tes 5,16). ]
Lembro que na viagem que fiz a canção nova, escutei uma frase do Pe. Fabrício que me marcou: “Se somos provados é para sermos aprovados”. E eu quero e  preciso ser aprovado por Jesus irmãos. E vou ainda complementar com o “confiante” Jó: Mesmo em sua agonia confessou que ainda que Deus o matasse, confiaria nele. (Jó 23.10)


Quem somos nós perto de Jesus? Logo de cara eu respondo: Somos NADA. Isso mesmo e olha só, sendo assim temos que ser como ele. E se Jesus sofreu perseguições também os que o seguem sofrerão. Ele próprio disse: "O discípulo não está acima do seu mestre..." (Mt 10,24) e vou complementar dentro sempre da amada palavra do senhor (Eu amo isso) "Se alguém quer vir em meu seguimento, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me". (Mc 8,34), leram bem? CRUZ entendeu? Não tenhamos medo da Cruz, foi por ela que a Vida nos foi dada.
Vou te dizer uma coisa. Não é possível ser cristão e não ser perseguido. Quem não passa como Jesus, por perseguições, contestação e tribulações de todo tipo, é porque não está vivendo um autêntico cristianismo. FATO
E olhem mais essa da bíblia: “Feliz o homem que suporta a provação. Porque, depois de sofrer a provação, receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam” (Tg 1,12). Nem precisa comentar essa não é?!
Pra finalizar, me lembrei daquela musica: “Se perseguido aqui eu não for, sinceramente um Cristão não sou...” Pois eu SINCERAMENTE quero ser merecedor da Felicidade Eterna! Ir para o Céu, deitar no colo da Mãe Maria Santíssima, Pura, Santa, Fiel, Imaculada, Cor-redentora e Adorar o meu pai Perfeito, Santo, Único, Infinito e Tudo mais que não vi, nem imaginei e nem ouvi... É como está escrito: Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou, tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que o amam. (1 Cor 2-9)
“Nós nos gloriamos também nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a perseverança...” (Rom 5,3)

Vamos Rezar???

Senhor, sejas meu tudo, seja o meu sim, seja a minha força, seja minha visão, seja minha luz, seja minha decisão, seja meu caminho, seja minha paciência, seja minha coragem, seja meu falar, seja meu ouvir, seja meu agir, seja meu andar. Maria tu que foste humana, ajude-me a vencer como você venceu, ajude-nos a caminhar sempre e quando me faltar força me carregue nos seus braços maternos. Senhor quando eu estiver fraco, ensina-me e olhe por mim, para que eu possa ter à fé de São Paulo que nos fala: “Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.” (2 Coríntios 12:10)

A Paz de Jesus e o Amor de Maria!!!

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A paz de Jesus e AMOR de Maria!
    Ao ler o texto o Senhor suscitou essa passagem em meu coração : "Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não tem proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada" (Romanos 8;18)
    Quando vamos passando pela provação Deus vai formando nosso caráter,vai nos moldando a maneira que Ele quer,só o Senhor sabe o que é melhor para nós. JAMAIS pense que é castigo,pelo contrario,é o cuidado de um Pai Amoroso,que amando cada filho,permiti as provações para fazer de mim e de você Cristãos de verdade ,que abraçam a Cruz de Cristo e seguem o Senhor sem olhar para traz.Pode vir o que vier ,nossos olhos DEVEM está fixos em Jesus.Se tem passado pela provação,glorifica a Deus porque é assim que Ele te ensinará e fará de você um homem e uma mulher de FÉ .Imagino Maria,passou por tantas coisas ,mas foi fiel ate o fim porque Ela tinha os olhos,a alma,a vida,tudo em Maria estava fixo em Jesus e assim continua.Foi estando com o Senhor confiando nEle que Ela chegou ate o fim,que possamos ter como modelo nossa Mãe Santíssima Maria e ter a certeza que a provação é para nossa santificação é o próprio Jesus cuidando dos membros do corpo dEle.

    Fique com Deus e a Virgem Maria!
    Um abraço Mariano!

    ResponderExcluir
  3. Realmente temos que passar pelas provações,Deus esta sempre conosco ao nosso lado,mas temos que saber que passamos pelas provações não por castigo de Deus,mais sim as provações nos fortalecem para o combate espiritual.
    "alegrai-vos em ser participantes dos sofrimentos de Cristo...” (1 Pe 4,12)
    Ensinando-nos que essas dificuldades nos levarão à perfeição: “O Deus de toda graça, que vos chamou em Cristo à sua eterna glória, depois que tiverdes padecido um pouco, vos aperfeiçoará, vos tornará inabaláveis, vós fortificará” (1 Pe 5,10).
    É importante não se deixar perturbar no fogo da provação. Não se exasperar, não perder a paz e a calma, pois é exatamente isso que o tentador deseja.
    Por isso vamos entregar nas mãos de Deus e de Nossa Senhora aquela que passou por tantas provações mais esteve ali ao lado de seu Filho.

    Você que deixou o pecado ser maior na sua vida, acredite, Deus te chama hoje, a santidade, Ele te chama para ser feliz.

    Em meio as provações Lute,mais Lute com força e tenha a certeza de que Deus está Sempre Contigo,e que ao lado dele a Vitória e certa!


    Fique com Deus e a Virgem Maria!
    Abraço Mariano.

    ResponderExcluir
  4. A Fé nos dá a certeza de que Deus não permitiria o mal se do mesmo mal não tirasse um bem maior, Deus já realizou isso de modo admiravel por ocasião da morte e ressurreição de Cristo com efeito do maior mal, a morte de seu filho Ele tirou os maiores bens, a Glorificação de Jesus e a nossa redenção.
    Deus nos dar a certeza que Ele sabe tirar o bem de um mal, pode ter certeza que por traz de um mal jorra uma linda graça vinda do coração do próprio Deus. Paremos um pouco diante de uma situação que consideramos má e perguntamos para que e por que isso aconteceu? E tire as suas conclusões mas que não deixemos de pedir a graça de Deus para não nos revoltar diante do mal e especialmente não colocar a culpa em Deus daquilo que nos procuramos...

    "Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não tem proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada" (Rom. 8,18)

    Que possamos ter coragem de buscar sempre Deus em todo tempo e lugar, em todas as situações.

    Parabéns Filho pelo texto muito bom que Deus continue te abençoando!!!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado a todos pelos comentários e pela leitura. Que a Paz de Jesus possa vos ensinar e fortelecer na caminhada e nas provações, e que o Amor de Maria vos ensine a ser simples e constantes nas "batalhas" que vivemos e vamos Viver.

    Abraço Mariano.

    ResponderExcluir