quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O Que é o Natal? "Papai Noel você existe de Verdade!?"

Da onde surgiu o Natal? O que é de verdade o Natal? Papai Noel existe mesmo?

Passado o dia de finados, a publicidade já começa a bater continuamente no Natal. As propagandas cada vez mais criativas ilustram um mundo perfeito a partir da aquisição de presentes para pessoas de todos os gostos. Todos estão cansados de saber que o Natal é muito mais lembrado pela maioria das pessoas como uma festa de confraternização, e não como a chegada do Messias esperado por Israel.
Neste contexto, a figura do Menino Jesus é trocada pela do Papai Noel, um velhinho sorridente e “bondoso”, com roupas vermelhas, botas e cinto preto, uma enorme barba branca e, claro, um enorme saco cheio de presentes. Nas grandes cidades não há um shopping sequer sem a presença deste personagem.
Mas como começou a história do Papai Noel afinal de contas? Conta a tradição da Igreja que um Bispo chamado Nicolau, epíscopo de Mira,- cidade que fica na atual Turquia - possuía muitos bens materiais. Mas ao mesmo tempo havia na cidade muitas pessoas pobres, que muitas vezes não tinham nem o que comer. Este grande homem, muito preocupado com seu rebanho, vendia sempre algo que era seu e comprava presentes para as criancinhas pobres. Mas como não queria dar a impressão de que usava a caridade para promover seu próprio nome, fazia tudo ás escondidas, tarde da noite.
Por ter sido tão amigo da infância, em sua festa se repartem doces e presente às crianças e como em alemão se chama "São Nikolaus", começaram-no a chamar "Santa Claus", sendo representado como um ancião vestido de vermelho, com uma barba muito branca, que ia de casa em casa repartindo presentes e doces às crianças. De São Nicolau escreveram muito belamente São João Crisóstomo e outros grandes Santos, mas sua biografia foi escrita pelo Arcebispo de Constantinopla, São Metodio.
Veja, este é o verdadeiro Papai Noel. Quando olhamos hoje o que o mundo fez com o nome e o legado deste santo talvez até fiquemos um tanto incompreensivos, mas o fato é que São Nicolau sempre pregou e praticou a caridade, ajudava os outros por amor a Deus, e o que acontece hoje em dia faz com se retire a figura do Menino Deus do primeiro plano no Natal.
E é sempre assim; Satanás manipula uma verdade, conta uma mentira embrulhada num pacote bonito para que percamos o foco em Cristo. Contudo, sempre existirão aqueles que mostram a verdade, e cabe a nós sermos verdadeiros discípulos e levar a verdade aos outros.


As crianças abandonados, diante dos perigos do mundo, também se refugiavam sob a proteção do bondoso bispo, e por isso o chamavam de Papai Noel, existem várias traduções para o seu nome, como vimos o “Santa Claus” acima, a versão que conhecemos em português vem da expressão francesa "Joyeux Noël”, que significa “Pai Natal”.
Este santo foi umas das primeiras pessoas a se preocuparem verdadeiramente com as criancinhas e suas mães. Conta-se também que certa vez, após a subida de Constantino ao poder, alguns líderes eclesiásticos não se comportavam de acordo com o cargo que ocupavam e isto fez Nicolau se exaltar um pouco, provocando assim a suspensão de suas funções na Igreja. Mais tarde, contudo, foi provada sua inocência. Também é conhecido por converter inúmeros hereges e até por conseguir a ressurreição de várias crianças.


Hoje podemos dividir hoje o Natal em 3 Tipos:

(1) Primeiramente, há o Natal Familiar. Tem cara de laços caseiros, particulares, restritos ao âmbito do parentesco. Nesta perspectiva, os festejos natalinos constituem um tempo privilegiado para costurar relações rompidas, refazer as amizades. A ceia pode ser um momento particularmente rico em arrependimentos, abraços, alegria e comemoração festiva. É claramente sinônimo de reconciliação, reencontro, renovação e recomeço… 
(2) Segundo tem o mais  famoso e vivido de todos: O Natal do Papai Noel. Com o passar do tempo, converteu-se no Natal do Consumo. O comércio e o consumismo entram em fase de ebulição. O trinômio “produção, comercialização e compra” impõe-se com uma grande força, as ruas, praças e corredores dos shoppings centers ganham uma alucinação sem precedentes. Torrentes de clientes por aí circulam sem parar. Nas vésperas da festa, as pessoas experimentam uma atmosfera de pressa, correria, uma verdadeira obsessão por adquirir novidades. Senão, onde colocar o décimo terceiro salário! Contribuem para isso o peso de marketing, da propaganda e da publicidade. Tanto entre as crianças quanto entre os adultos, respira-se um ar de que é preciso “comprar, ganhar”. O tempo é de gastar, comprar, divertir-se, festejar. Tudo, claro, abençoado pelo bom e simpático velhinho de barbas brancas e longas…
 (3) Mas há também o Natal do Menino Jesus, que é o mais raro. Embora um tanto quanto esquecido e envergonhado, em meio a essa abundância de cores e luzes, imagens e sons, mercadorias, brinquedos e cartões de crédito, o Menino segue sendo o protagonista central da festa. Verdade que anda meio relegado a um segundo plano, quando não inteiramente desaparecido. Não poucas crianças talvez se espantem com a figura do Menino, Maria e José. Alguns poderão nos surpreender com a pergunta “quem são esses”? Infelizmente está é uma realidade nos dias atuais... Mas de verdade, quantos realmente sabem ou comemoram o Aniversariante deste dia, JESUS?! 

Olha, eu sei que nas confraternizações familiares, nos desejos verdadeiros de Feliz Natal, na troca de presentes, o amor ensinado e vivido por Jesus pode e é experimentado. Sempre é experimentado no relacionamento humano. Mas não podemos esquecer-nos do Cristo que nasceu por nós e para nós. O Emanuel, o Deus conosco, já chegou. Prepare seu coração, Deus quer morar nele. O nascimento de Jesus deu novo significado ao nome Emanuel. O que foi profecia no Antigo Testamento, é realidade no Novo Testamento. Nós podemos nos alegrar porque Ele viveu entre nós, morreu por nós e enviou Seu Espírito para habitar em nós e ainda nos deu uma Doce Mãe para cuidar de nós. Ainda acrescento que o nascimento de Cristo é a demonstração máxima do amor de Deus por seu povo. Esse amor destrói barreiras, dá nova vida a corações endurecidos e nos chama para uma vida mais solidária em todos  os  sentidos. Não se esqueça do Senhor Jesus. Dê-lhe a honra que Ele merece. Deus veio morar conosco para que nós pudéssemos viver com Ele. Então faça desse Natal um recomeçar!!! (Ótima dica essa Viu!!!)

E fica aqui também um convite: Neste Natal procuremos dar um presente ao Menino Jesus. Vamos deixar de lado aquele velhinho com seu falso sorriso e lembrarmos-nos do verdadeiro bom velhinho: um bispo de Deus bondoso que praticava a caridade e protegia os menores (São Nicolau). Então, vamos seguir esse exemplo e o do Aniversariante e simplismente Amar...


Então pra finalizar Acrescento o que nosso Santo Papa nos diz: Queridos irmãos e irmãs, vivamos com alegria o Natal que se aproxima. Vivamos este evento maravilhoso: o Filho de Deus nasce ainda "hoje", Deus está realmente próximo a cada um de nós e quer nos encontrar, quer nos levar a Ele. Ele é a verdadeira luz que remove e dissolve as trevas que envolvem nossa vida e a vida da humanidade. Vivamos o Natal do Senhor contemplando o caminho do amor imenso de Deus que nos eleva a Ele por meio do Mistério da Encarnação, Paixão, Morte e Ressurreição de Seu Filho, pois – como afirma Santo Agostinho – “em [Cristo] a divindade do Unigênito participa da nossa mortalidade, a fim que nós possamos participar de Sua imortalidade” (Epistola 187,6,20: PL 33,839-840).  Sobretudo, contemplemos e vivamos este Mistério na celebração da Eucaristia, centro do Santo Natal; ali está presente de maneira real Jesus, verdadeiro Pão que desceu do Céu, verdadeiro Cordeiro sacrificado para nossa salvação.
Vamos Rezar???
Senhor Jesus, que nesse Natal você possa me ajudar a ser uma pessoa que viva e sinta o seu verdadeiro Amor. Pai me ajude a ter uma experiência como nunca tive de experimentar seu nascimento no meu viver e na minha família. Maria mãe de Jesus que também é minha mãe, ensina-me ser agradável a seu filho e a todos!
São Nicolau de Mira; rogai por nós!
A PAZ DE JESUS E O AMOR DE MARIA!!!
  FELIZ NATAL A TODOS!!!  CLEVEN NEN