quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Radicalidade – Defeito ou Qualidade?

Fiquei pensando em como começar esse texto, mas percebi que seria meio que disfarçar a Verdade. Sabe por quê? O Evangelho é essencialmente radical. Basta lembrar que Jesus mandou amar os inimigos (Lc 6:35), mandou dar a outra face ao que nos açoitar (Lc 6:29), a renunciar pai, mãe, irmãos e até os filhos (Mt 10:29)! E o que é mais radical do que o Filho de Deus morrer na Cruz (Que era um sinal de maldição) como um sádico? Dizia São João Crisóstomo aos que tinham medo da radicalidade: “Por mais que tu faças, por mais que te humilhes, nunca farás o quanto fez o teu Senhor”.
Perante do Evangelho da Cruz, como temer a radicalidade como um mal, um desequilíbrio, uma espécie de fundamentalismo? Todavia, essa tem sido a justificativa para a cultura do
“mornismo” em muitos ambientes cristãos. Estamos cheios de piedades e devoções, boas intenções, gente que colabora dentro da Igreja, mas está faltando e está sendo apagada a radicalidade dos santos. Quer ser Santo? Quer uma dica?

A radicalidade é a receita para a santidade! Não temos como chegar a sermos santos se levarmos nossa vida “na mornidão, ou seja, no mais ou menos”. Já ouviu falar de algum Santo mais ou menos? Você segue a um Jesus mais ou menos? Porque eu não sigo!!!
Nosso Santo Papa Bento XVI vem chamar a nossa atenção para a radicalidade do Evangelho: “Na frente do relativismo e da mediocridade do nosso tempo, que, muitas vezes, torna-se o ‘eclipse de Deus’, ou ‘amnésia, senão uma rejeição ao Cristianismo e uma negação do tesouro da fé recebida, há a necessidade de uma ‘radicalidade evangélica, que “dá testemunho da consagração como pertença a Deus e a seu amor supremo.” “O radicalismo do Evangelho nos leva a permanecer ‘enraizados e fundamentados em Cristo, firmes na fé” (Cl 2.7). (*Ôôô Maravilhaaa!!!)
“A santidade está diretamente ligada à adesão da radicalidade, não tem como fugir disso não! Não viver as propostas que o mundo nos faz, contrárias à vida no Espírito, à vivência do cristianismo. É esta a proposta do Senhor: ‘Sede santos porque eu, o Senhor, sou Santo’. (Lev 11:44). Jesus não nos disse: Olha filho, não seja um ímpio, mas também não precisa ser santo: seja bonzinho, Ok!? Jamais, Ele nos chama a experimentar a graça de fazer a vontade d’Ele em tudo, não temendo ser julgados como “diferentes” ou então de “estranhos”, até porque nós verdadeiramente somos diferentes (Jesus é a nossa diferença) e “estranhos” (Somos cidadãos do Céu, não somos desse Planeta).
Muitas vezes quem quer seguir com radicalidade o Evangelho é taxado como chato, exagerado, que julga ou que não ama, e por aí vai. E uma frase que sempre dizem e que ouvi essa semana: Que ser radical é ruim, que temos é que amar.
Essa é uma das muitas meias verdades que rondam nossa Fé nos últimos tempos. Radicalidade é sinônimo de Amor, Amor é Verdade, e o Evangelho é Verdade, simples assim!  E é exatamente por ser verdade que o Evangelho é libertador. No entanto, precisa ser antes, conhecida como ela é, sem disfarces. Jesus é claro quanto a isso, disse: “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8:32). Ou seja, só a verdade liberta. O que é omisso, morno, mentira, disfarce, somente ilude e aprisiona (Amor sem verdade não é Amor!). O mundo alastra suas mentiras contrárias ao Evangelho por todos os meios possíveis: a mídia, a arte, a legislação, os lobbies, associações e organizações, outdoors, igrejas, teologias, pessoas (sem mesmo perceber), conversas e outros recursos sem fim. Faz conhecer sua mentira e a reveste de argumentos humanos lógicos, convenientes, convincentes, disfarçados, “amorosos” e de legalidade civil.
Olha, além de oferecer a Liberdade Verdadeira, o amor é essencialmente radical, pois é doação de si para o próximo e para Deus. Na doação desfaço-me do que é meu para dar ao outro e isso é radical. No amor meus direitos não são preservados na meia medida, mas são ofertados em favor do outro. Quando se ama é preciso estar preparado para ir até a radicalidade do perdão, da doação, da exortação e até mesmo da advertência, pois o amor pode pedir esses extremos em muitas situações (Cristo morreu por Amor). Seguir Cristo é assumir a lógica do amor: “há mais alegria em dar do que receber” (At 20,35). Então vamos oferecer o Céu ao próximo e a nós mesmos, que é a melhor coisa que podemos oferecer e receber. E lá é lugar pra quem persistir. Como sempre gosto de fazer vou pra dentro da bíblia, porque o Evangelho é radical, não existe meio termo pro Senhor, olha só:
II TIM 2:5 “Nenhum atleta será coroado, se não tiver lutado segundo as regras”.
Mt 5-37 “Seu sim seja sim e seu não seja não. O que passa disto vem do Maligno”.
Ap 3:15 “Mas, como és morno, nem frio nem quente, vou vomitar-te”.
I Jo 2:6 “aquele que afirma permanecer n’Ele deve também viver como Ele viveu”.
E os Santos??? Digo logo que NÃO EXISTE SANTIDADE SEM RADICALIDADE!!!
Vou começar com o maior exemplo humano de Santidade depois de Cristo: Maria! Meus caros, se Nossa Senhora vivesse entre nós hoje, certamente seria taxada de radical, exagerada, até louca por sua adesão a risca ao Evangelho e certamente como retrógada por não aderir com os modernismos atuais. Nossa Senhora não viveu para si e sim para Deus (CIC, 967-968). Assim, deve ser a vida do servo, ou seja, deve ter em mente que sua vida, sua pregação não é para agradar aos homens. Devíamos seguir o exemplo de São Paulo e dizer: “é assim que falamos, não para agradar aos homens, mas a Deus, que examina os nossos corações” (1Tss 2, 4). Áhhh meus irmãos, como a Igreja necessita dessa fé de estilo mariano! O ruim é que quando existe alguém assim é confundido e assentado como retrógrado, alienado ou fariseu.
"Se a radicalidade não fosse necessária, teria sido em vão a morte de Cruz." (St.Terezinha)
Se hoje está se tornando difícil seguir o Papa e a doutrina da igreja, imagina como não seriam “caçados” se vivessem hoje São Cura D’ars e São Padre Pio, pois como disse o postulador dos Franciscanos, que os elementos fundamentais para que eles chegassem a ser canonizados foram dois: “a fé com muita radicalidade e a obediência também radical”, com olhos fixos sempre na vontade de Senhor, sendo muitas vezes acusados, apontados, caluniados, julgados e mesmo assim combatiam o “modernismo”.
É impossivel falar de radicalidade em tão pouco espaço, porém cito algo essencial sobre a radicalidade e o mais importante não é o falar mas sim o VIVER, mesmo nas  dificuldades é confiar e com a ajuda do Senhor, deixar ser moldado por DEUS e para DEUS.
Acredito que vivemos um tempo que foi profetizado nas escrituras: “Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si” (2Tm 4:3). Confio mesmo que esse tempo, em que a Verdade de Cristo é tão distante das pessoas, da cultura moderna, que os homens não suportam as exigências e radicalidades da Cruz é o de hoje. Então se vai a mil lugares procurar algo, uma doutrina, uma forma de cristianismo ou de religião, que se adapte mais à própria justiça, aos próprios padrões, aos próprios sonhos, à maneira própria de viver, ou pior às vezes querem minguar e adulterar o juízo real da palavra e da Igreja de Jesus.
Já dizia o Beato João Paulo II “A verdadeira doutrina é árdua, mas não engana”. Não nos enganemos, pois, como disse Bento XVI aos jovens, Jesus não nos tira nada do que é bom, verdadeiro e belo. O Evangelho é radical e o seguimento de Cristo nos insere nessa radicalidade, a radicalidade do amor, a única que nos faz radicalmente felizes e completos.
Para os consagrados e vocacionados, o Prefeito da Congregação para o Clero remarcou que “a única medida adequada, frente a nossa Santa vocação, é a radicalidade. Esta total dedicação, na consciência de nossa infidelidade, pode aparecer somente como uma renovada decisão em oração que, logo, Cristo realiza dia a dia”.
Todos já ouviram falar no PHN (Por Hoje Não vou mais pecar) não é mesmo? Pois é, PHN é um exemplo de radicalidade, que se alcança com decisão, perseverança, comunhão...
Eiii, vou te contar uma coisa. Se você quiser viver uma vida radical por Deus você será perseguido. Repito, é CERTEZA que você será perseguido. E muitos sabem disso, mas agem como se não soubessem. Você será perseguido em todos os aspectos, porque o nosso adversário tentará desviar-nos do nosso alvo em todo tempo. E algo que infelizmente pode acontecer é ser perseguido até mesmo dentro de Igreja! (Não pela Igreja, pois ela é Una, Santa).
Mas Cleven... Isso é bíblico?
II Timóteo 3:12 – De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.
Mas, não deixemos as perseguições tirem o seu alvo ou te desviem do foco. Poxa, pare só um pouquinho de olhar para o homem, e volte-se completa e inteiramente para Cristo, e você verá que estas aflições não se comparam com a glória que ainda há de ser revelada. “Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada”. (Rm 8:18)
E agora umas palavras do Senhor pra nos confirmar e confortar:
“é necessário entrarmos no Reino de Deus por meio de muitas tribulações.” (Atos 14:22b)
“Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.” (Mt 5:11-12)
E por ultimo, o versículo que particularmente mais acho lindo e direto:
“...é anunciada a Boa nova do reino de Deus, e todos se esforçam para entrar nele, com violência...” (Lc 16,16b).
Você notou a ultima palavra ali escrita? Com VIOLÊNCIA!
Todos são chamados a radicalidade em Jesus: é preciso se esforçar muito, lutar muito contra o pecado e “fazer violência” para entrar no Céu. Ele não é dado, ou conquistado sem esforço, mas com muita radicalidade na Fé. Se você hoje, independente de quanto tempo tem de caminhada ou de função na igreja, de “currículo espiritual”, está na mornidão, no mais ou menos, na acomodação vou repassar um conselho de São Padre Pio a você: "Reavive a sua fé na verdade da doutrina cristã."


Vamos rezar???

“Senhor Jesus, juntamente com sua Santa e Imaculada Mãe e Todos os Santos, peço que olhem por mim para que eu possa persistir em seguir com fervor e coragem a sua verdade, liberdade e amor. Faça-me a cada dia mais merecedor de ir morar no paraíso e te contemplar. Olha por mim Senhor e quando eu não tiver mais forças, quando for perseguido só te peço que me ajude”. Amém

A Paz de Jesus e o Amor de Maria!!!                                          Cleven Nen